segunda-feira, 3 de maio de 2010

Partilha Solange (CJ)

Amigos,

Tenho 31 anos, e como já o referi a minha vida mudou há , apenas , 2 anos.

Eu tinha uma posição firme em relação a Deus, á Igreja... simplesmente não gostava!
As dúvidas mais recorrentes e que abrangem todos nós eram sempre as mesmas:
Tanto dinheiro na Igreja e tanta gente a morrer de fome! Tanta desgraça e Deus não faz nada?
estava a ser injusta para com Deus...

Mas antes voltemos um pouco atrás.

Venho de uma fámilia católica cristã, como tal fui baptizada, ia á catequese, confessava-me e fiz a primeira e 2ª comunhão, tinha eu 12 anos.
Nessa mesma idade, mudei de cidade, acabaram as idas á missa, as confissões e não fiz a crisma.
por mim tanto melhor porque achava que era "piroso" toda essa história, passada de "moda".
A minha vida foi sempre muito complicada, os meus pais perderam tudo, eram vigarizados vezes sem conta, literalmente, chegamos a viver com dinheiro contadinho quando no passado eramos pessoas ditas "de bem".
Os meus pais sempre foram boas pessoas e no entanto tudo corria sempre mal, cada vez pior. Eu tinha muitas tendências para as doenças, para a solidão, com medo de tudo, de todos, tendo desde muito cedo vontade de acabar com a minha própria vida quando não havia motivo concreto para tal. Devia ter uns 13 anos quando tal vontade me atravessou o espírito pela primeira vez.
Aos 22 anos tive um depressão que me deixou com 49kg, com os musculos atrofiados, não conseguia segurar num garfo nem o dirigir para minha boca mas sempre ao lado. via bichos trepar paredes, via a minha cara no rosto das pessoas que passavam na rua... estava a enlouquecer!

Acabada a faculdade estive 3 anos a trabalhar sem nunca receber (ia mudando de 3 em 3 meses de empresa e a história era sempre a mesma: não me pagavam.)

Até que um dia consegui um emprego na minha área mas fiquei muito doente (já tinha tido uma doença que quase me tirou a vida, mas desta vez era pior )

Tive de meter baixa logo no inicio do exercicio do meu novo emprego. durante 2 semanas estive acamada, e como sempre, como todos nós, egoistamente, lembrei me de Deus. De repente Lembrei-me Dele... Eu que sempre o reneguei, agora estava a pedir-lhe ajuda?
O desespero era tão grande que foi Dele que me lembrei.
Eu sentia literalmente a morte dentro da minha alma, senti que me estavam a levar, que nunca mais voltaria a ver os meus pais, a minha irmã.
Peguei num terço e aprendi a rezar sem cessar, agarrando me á cruz e ao terço, horas e horas a fio, numa aflição que não tem descrição possivel, a única que me ocorre e que poderá talvez ilucidar-vos um pouco é a seguinte:
Todos nós a dada altura da nossa vida já estivemos apaixonados e por algum motivo acabaram a relação, fomos deixados, imaginem a dor do coração destroçado, o peso no peito, o sufoco da tristeza multiplicada pelo infinito, é dificil imaginar não é? pois foi o que eu senti...

Ao fim de alguns dias, sempre agarrada ao terço e á cruz, senti uma leveza no coração, uma luz, um brilho intenso,amor infinito, desta vez o que sentia era o sentimento de estar apaixonada mas multiplicada pelo infinito, é duma beleza, duma paz, dum brilho que não tem explicação...

E foi aí que a minha vida mudou, chorei como uma criança, lágrimas gordas que não acabavam, brotavam dos meus olhos...
Como se toda a dor, a aflição saísse deles...

Os olhos são o espelho da alma...

Duma pessoa descrente , confusa, céptica, passei a crente, iluminada e com certezas que se insecreveram no meu coração e na minha alma.

Descobri o significado da vida, perdi o medo e descobri o meu equílibrio.
Depois de o descobrir pensei" mas, é tão simples, porque nunca o percebi? porque nunca o vi?" a resposta também é simples: não o queria, a resposta estava diante de mim, sempre, Deus estava diante de mim, sempre. Mas Ele só entra se o deixarmos, não força ninguem a aceitá-lo.

Amigos, terei muito gosto em partilhar com vocês o que aprendi.

Hoje, aos 31 anos, sou feliz, completa, e ainda tenho uma caminhada longa pela frente, mas sinto e tenho força para continuar como nunca tive.
Por vezes caio em desânimo mas agarro-me a Deus com "unhas e dentes" para não cair.

Vão rir, eu sei, e ainda bem, pois temos deixar de olhar para a religião como um "coisa" fria, antiga, dos cotas, pirosa etc...

Para mim, a vida é como o jogo do super mário :D
As pessoas da minha geração lembram-se certamente das primeiras consolas da nintendo, e do jogo do super mário que tem uma longa caminhada cheia de obstáculos para salvar a princesa.
Precisa de derrotar os maus, e para tal de energia. Mesmo que não consiga ultrapassar o primeiro nivel, volta-se a tentar e tentar até conhecer as artimanhas todas e passar assim ao seguinte para alcançar-mos a Princesa (felicidade). Nunca desistir de alcançar a princesa e de a salvar do dragão.

Pois a vida não é muito diferente :P




Obrigada e sorri para a vida!!!


Solange Costa

2 comentários:

  1. Obrigada Solange pelo teu testemunho...
    Já com a certeza de que o nosso Deus é imensamente Bom, permitiste que (re)tomasse consciencia de quao grande é o Seu Amor, capaz de operar tais maravilhas em cada um de nós, em ti de forma especial!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela partilha Solange! Como diz um amigo meu que esta a estudar medicina como é visivel ver Deus nos doentes e como a sua Fé é grande! agora fez-me lembrar uma frase de Jesus a um doente! "Vai a tua fé te salvou!"
    Continua com esta força que vem de Deus
    jinhos

    ResponderEliminar