quinta-feira, 25 de março de 2010

Partilha da Carla Ávila

Fui educada numa família católica, fiz o intenerário catequético até ao crisma. Segui o que meus pais me transmitiram... aos 16 anos fui estudar para outra ilha, fazer o liceu-10º/12º anos, depois fui para a Universidade.

Neste tempo, de adolescência confrontei-me com outras realidades muito diferentes daquelas que meus pais me tinham ensinado, no entanto sempre fui á missa. Aos 19 anos tive uma crise existencial muito grande, diziam-me que o amor não existia, que a amizade não existia, que a fidelidade era só da boca pra fora...eu não queria esse mundo!!! Esta crise de angústia e busca durou até aos 22 anos.

No fim de semana do dia 22 de Março de 1998-fui a uma retiro vocacional, caída lá de "paraquedas", porque uma pessoa amiga, achava que eu precisa ir...não conhecia ninguém, tímida que eu era até dizer chega-perguntaram a cada um o que esperava do retiro eu falei vermelha como uma telha de que vinha em busca de qualquer coisa...no outro dia do retiro, estava uma freira que falou "se me disserem que Jesus não existe, a minha vida não tem sentido", eu pensei: "são todas loucas a porta está aberta talvez fosse bom sair daqui pra fora isto não é pra mim!"...o retiro foi proseguindo orientado pela Irmã Maria Amélia Costa, tudo o que ela falava e transmitia sobre Jesus ia entrando no meu coração; já no segundo dia nem comer conseguia só de pensar em Jesus, como Ele era a resposta para as minhas dúvidas...saí do retiro totalmente transformada... troquei de casettes com uma amiga minha, só ouvia músicas de Irmã Maria Amélia, comprei um poster de Jesus coloquei em frente á minha cama...olhava para o poster e parecia que ouvia uma voz que dizia"segue-me", para me facilitar a vida virei o poster ao contrário, mas para aquele mal não havia remédio, estava tocada por Jesus...

A 28 de Setembro de 1998, entrei para o aspirantado da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, enquanto continua o curso, frequentei o grupo de jovens da Juventude Franciscana Hospitaleira da Imaculada Conceição, e fui membro da equipa coordenadora da Mensagem de Fátima ligada a retiros para os jovens.

Depois de terminar o curso, segui para outra etapa da vida religiosa-o postulantado, em Setemebro de 2001- formação/descernimento no Porto, á luz de muito acompanhamento e oração, cheguei á conclusão que Deus me chamava, mas não para a vida religiosa. Saí das Congregação o dia 14 de Fevereiro de 2003. Agradeço, da fonte que bebi-a fonte franciscana!

Desde então, continuo empenhada na Igreja que amo, sou catequista, pertenço á pastoral juvenil, sou leitora dominical.

Deus tem me concedido muitas graças de conhecer amigos de Deus...podem acreditar que nada aconteceu, nem acontece por acaso, foi um caminho que precorri , um caminho que vale precorrer, pois a eterna dúvida, deve ser muito mais dolorosa...é preciso buscar...é preciso fazer caminho. Um cristão nunca fica parado...vai ao encontro de Cristo...
Marcados pelo amor de Cristo é impossível ficar parados!Pautados sempre pela sinceridade de coração e fidelidade a cada momento a que somos chamados. É Deus quem chama, não somos nós que nos oferecemos! Vale a pena arricar... tens dúvidas- busca! tens medo-arrisca!

1 comentário:

  1. Hello! Ja li este testemunho algumas vezes mas não sabia ao certo o que escrever.... é assim quando as coisas nos tocam e nos deixam a pensar no assunto! Obrigada Joaninha por partilhares no teu bog o testemunho da Carla!
    é assim que me sinto neste momento... quero ao menos saber qual o caminho que Ele tem designado para mim e não sentir a frustraçao que ao menos nao tentei e sinto a vontade de arriscar. POr isso o testemunho mexeu cmg porque a Carla arriscou!
    Vou continuar à procura!
    jinhos

    ResponderEliminar